3M News Center

Instituições de Campinas se beneficiam de trabalho pro bono de estrangeiros do 3M Impact

Grupo de 12 estrangeiros funcionários da multinacional auxiliou três ONGs da região nas últimas semanas

Wednesday, June 20, 2018 8:00 am CDT

Dateline:

São Paulo

Nas últimas duas semanas três instituições de Campinas conviveram diariamente com um grupo de 12 estrangeiros da multinacional 3M. Eles participaram como voluntários do programa 3M Impact, que incentiva o trabalho pro bono, com o uso de conhecimentos e habilidades dos funcionários para solucionar problemas em missões voluntárias pelo mundo.

Vindos de unidades da 3M de 10 países, no dia a dia eles trabalham nas áreas de vendas, marketing, jurídica, manufatura, serviço técnico, pesquisa & desenvolvimento ou engenharia. Ao todo, eles ficaram 15 dias no Brasil divididos em grupos que ajudaram: Associação Cornélia, que atua na reabilitação psicossocial de 300 pessoas com transtornos mentais e dependência química; na Fundação Eufraten, que promove educação para 600 pessoas em áreas de alta vulnerabilidade social; e do Serviço Social Nova Jerusalém, instituição que presta assistência social a 520 crianças e adolescentes carentes.

Na Associação Cornélia os voluntários ajudaram a estruturar um plano comercial e o design de produtos, visando ampliar a comunicação com o mercado e as vendas dos artesanatos produzidos. Na Eufraten o foco foi criar um planejamento estratégico identificando pontos fortes e oportunidades, visão e programas que podem auxiliar na sustentabilidade da instituição. Por sua vez, no Serviço Social Nova Jerusalém foi feito um plano estratégico de comunicação e marketing buscando modernizar os seus canais de comunicação, valorizar o papel da instituição na sociedade e resultados dos projetos, assim como obter novos apoiadores.

“A melhor parte da experiência foi ver os sorrisos e a receptividade de todos. Isso fez as duas semanas que passamos no Brasil valerem muito a pena. Não tenho palavras para expressar a satisfação deste tipo de trabalho voluntário”, explica Shahed Hoosain, vindo da 3M da África do Sul. Há 5 anos na multinacional, Hoosain trabalha na área de manufatura na divisão de engenharia e afirma que a experiência superou as expectativas. “Estamos tão envolvidos em nossos trabalhos diários que esquecemos que nosso conhecimento e experiência podem ajudar outras pessoas e organizações a se tornarem melhores”, completa.

Para o escocês Andrew Mahr, as pessoas também foram a melhor parte desta experiência. “Eu nunca fui tão calorosamente recebido. A abertura das pessoas da instituição para a nossa presença e para as nossas ideias foi muito boa e ajudaram no desenvolvimento das atividades”. Ele já retornou para a 3M Suíça, onde trabalha com supply chain e deve aplicar seus aprendizados: “Profissionalmente foi muito importante trabalhar em uma equipe multicultural, exercitar minhas habilidades, dar e receber ideias”.

Aqui no Brasil, as instituições agradeceram o auxílio dos voluntários, como comenta Carlos Barbosa, Diretor da Associação Cornélia. “A interação junto aos artesãos que sofrem de algum tipo de transtorno mental ou dependência química foi um ponto forte na experiência para ambos os lados. Certamente todos retornaram para seus países com uma opinião diferente sobre o transtorno mental, sobre o projeto social, sobre o Brasil e deixam saudade em todo o grupo de 300 artesãos da Associação Cornélia”.   

No Serviço Social Nova Jerusalém a participação foi bem completa. “O time 3M teve uma ligação incrível com a equipe do Espaço Crescer e Vencer. Eles captaram exatamente aquilo que era a nossa maior fraqueza e, com muita competência, ajudaram-nos e nos capacitaram”, explica Carolina Bites Corrêa Santos, Diretora Educacional da instituição.

O 3M Impact

O programa beneficia todos os envolvidos: comunidade, funcionários participantes e a 3M. Em 2017 ocorreu o piloto do projeto com funcionários de diversas partes do mundo que atuaram como voluntários em projetos na Malásia, Indonésia e Vietnã. Este ano, 3M Impact terá missões em quatro países com subsidiárias da empresa – China, África do Sul, Índia e Brasil.

Para a edição 2018 foram mais de 800 inscrições de 60 países e 50 funcionários escolhidos. “É um programa de desenvolvimento pessoal, que proporciona uma vivência em outro pais, resolvendo problemas sociais, compartilhando seus talentos e conhecimentos para ajudar a fazer a diferença, além de estimular a criatividade e o trabalho em equipe”, detalha Mara Fioravante, presidente do Instituto 3M. Pela primeira vez um brasileiro foi selecionado: Fernando Almeida, do departamento de Relações Governamentais da 3M do Brasil, vai à China em agosto para atuar como voluntário em instituições sociais do país.

Sobre o Instituto 3M

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M, fundado há 12 anos, é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para empreendedorismo. Para mais informações, acesse: www.instituto3m.org.br

Sobre a 3M

Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 91 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo e mais de 55 mil itens de produtos inovadores para diferentes mercados, a 3M atingiu US$ 31,7 bilhões em vendas globais em 2017. No Brasil, o Grupo 3M conta com cinco fábricas instaladas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além das empresas 3M Manaus, instalada no Amazonas e a Capital Safety, que opera no Paraná. Em 2017, alcançou faturamento bruto de R$ 3,8 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.400 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no site www.3M.com.br e cadastre-se para receber nossas notícias em http://news.3m.com/pt-br.

Informações para a imprensa:

Lara Vendramini – lara.vendramini@idealhks.com | 11 4873-7952 | 11 97184-3253
Gabriel Grigoli –
gabriel.grigoli@idealhks.com | 11 4873-7954 | 11 96390-8443
Rafael Borges
rafael.borges@idealhks.com | 11 4873-7984 | 11 97461-2757

Related Materials

Multimedia Files:

Preview image
Da esq. p/ dir.: (em pé) a canadense Laura Wismer, o escocês Andrew Mahr, o sul-africano Shahed Hoosain, o australiano Duminda Gunasekara, a tradutora do grupo Talita Deneke e o alemão Johannes Leykauff junto com integrantes da Associação Cornélia de Campinas
Follow Us
The brands listed above are trademarks of 3M.
Change Location
United States - English
Business Wire NewsHQsm